Multi Mix Card – Cartão de Desconto para exames e consultas médicas.

Sete trocas alimentares para você vencer o colesterol

O Colesterol tem sido um vilão de grande parte da população, de forma geral é um resultado de escolhas feitas durante a vida de cada indivíduo relacionado a alimentação e a qualidade de vida.

Na verdade, o colesterol é uma gordura necessária ao nosso corpo, porém o problema se encontra no excesso, tornando-se LDL, problema conhecido por dislipidemia, ele pode provocar a obstrução de vasos sanguíneos, aumentando o risco para infarto e outras doenças cardiovasculares.

Por isso nesse post, iremos dar outras opções de alimentos que substituem gorduras negativas a produção de LDL.

  1. Farinhas

 Substituir as farinhas brancas pelas integrais é uma ótima forma diminuir a produção do colesterol, esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. Outra opção incrível é a aveia, em grão ou moída. Já comprovado em estudos a capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol. Elas ainda aumentam o colesterol do bem, o HDL. 

2- Leite desnatado X integral

A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol.

3- Comidas prontas e embaladas X castanhas e sementes

Aquele momento de fome no meio do dia, essa troca ajuda a evitar sais em excesso e aumenta óleos bons ao organismo. Aposte nas castanhas e nas nozes – legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que diminuem o colesterol LDL.

4- Carnes

Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne

5- Doces X Frutas

Alguns doces são vistos como vilões, pela sua quantidade de açúcares, porém a parte preocupante são as gorduras, manteiga, creme de leite, leite integral e etc. Esses ingredientes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar

6- Sucos

Priorize os sucos de uvas integrais, a casca da uva é um importante aliada do coração, ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) Também o disponibiliza ao organismo.

7- Frango frito ou assado?

As pessoas se engam achando que assando o frango ao invés de fritar diminui a ingestão de gorduras, porém retirar a pele é fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo. Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.

E AGORA, COMO ME LIVRAR DO COLESTEROL?

Todas as informações acima já são uma enorme alteração de hábitos, com certeza você terá outras dúvidas sobre alimentação para evitar ou reduzir o colesterol ruim.

Por isso é essencial o acompanhamento de um especialista da saúde e manter os exames em dia.

Mas aí você se pergunta, “Poxa um acompanhamento alimentar, com exames e médicos de qualidade, deve ser muito caro”. Agora você se enganou, com o cartão Multimix você pode ter todos esses exames e o acompanhamento médico por apenas R$24,90 no plano individual. Com vários médicos e especialistas disponíveis para você e outros belos descontos, em academias, farmácias e muito mais.

Consulte um especialista para cuidar da sua saúde clicando aqui