Você é uma daquelas pessoas que, frequentemente sofrem com dores de cabeça? As causas desse incomodo podem ser as mais diversas possíveis e a Osteopatia oferece tratamentos para a maioria delas, existem vários tipos, dentre as quais destacam-se as enxaquecas, a do tipo tensional e as dores crônicas diárias.
Para ter ideia da dimensão deste sintoma, dados da SBCE (Sociedade Brasileira de Cefaleia) apontam que entre 100 pessoas atendidas por médicos no Brasil, 20 são por conta de queixas relacionadas às dores de cabeça. Esses números evidenciam o quanto a cefaleia pode alterar o dia a dia de quem passa por este problema.
Como tratar cefaleia com a osteopatia?
Desde que, não exista um problema estrutural dos tecidos (tumores, fraturas, rupturas teciduais), incluindo as cefaleias relacionadas a problemas da coluna cervical, as de origem miofascial (tensional) as que tenham componente originários de congestão venosa podem ser tratadas com técnicas de Osteopatia obtendo respostas positivas, rápidas e eficazes.
As causas que contribuem para esses sintomas, podem ser:
- Má alimentação
- Excesso de analgésicos (automedicamento)
- Ansiedade
- Depressão
- Problemas de sono
A dor de cabeça do tipo tensional está relacionada com alterações musculares da coluna cervical, do pescoço e da cabeça, que pode reduzir a quantidade de sangue que chega ao crânio.
Os desencadeadores da cefaleia tensional são:
- Álcool
- Cafeína (excesso ou abstinência)
- Gripe e resfriado
- Fadiga visual
- Fumo
- Fadiga
- Congestão nasal
- Esforço excessivo
- Sinusite
- Disfunções na Articulação Temporo Mandibular (DTM)
A dor sentida pode ser descrita como:
- Uma pressão leva, mas constante;
- Uma faixa apertada ou em torno da cabeça;
- Espalhada;
- Pode ser pior no couro cabeludo, nas têmporas ou na nuca e possivelmente nos ombros.
Já as enxaquecas as crises se manifestam por:
- Dor pulsátil
- Dor apenas em um lado da cabeça, que pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, formigamento das mãos, aversão a luz, ao barulho e a fortes odores.
E as mulheres, durante a menstruação?
As mulheres também podem sofrer com a “enxaqueca menstrual” é frequente em virtude da queda natural nos níveis do hormônio estrógeno durante a menstruação e menopausa.
Existe também as dores de cabeça cronicas, que são mais frequentes. Entretanto esse será um assunto para o próximo artigo. Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todos nossos conteúdos.
Rita de Cássia Bizigatto- CREFITO 159874-F