Como o pilates pode auxíliar
Segundo Fraiman (1991), o envelhecer é então, não somente um “momento” na vida de um indivíduo, mas, um “processo” extremamente complexo, que tem implicações tanto para a pessoa que vivencia, como para a sociedade que o assiste, suporta ou promove
Envelhecer pode não ser fácil, mas é um processo natural e totalmente necessário. É quando todo o corpo se modifica para assumir uma nova fase: a terceira idade. É possível fazer com que todas essas transformações apresentem condições favoráveis para se manter a autonomia e a independência e, nesse processo, a prática de exercícios físicos é fundamental.
E OS EXECÍCIOS FÍSICOS, COMO AJUDA?
Praticar exercícios físicos para as pessoas da terceira idade além de ser fundamental, é o aspecto que exerce extrema importância na exposição e estimulação aos benefícios mais agudos e crônicos de sua prática. A inserção de uma rotina de exercícios no estilo de vida de pessoas idosas traz resultados quase que imediatos, pois estes são visíveis em curto prazo.
O método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates por ser uma atividade de baixo impacto e individualizada, é um método muito indicado para idosos ao atuar como prevenção e\ou em pós-tratamento médico e fisioterapeutico de dores articulares. Entre os benefícios gerais que uma atividade física regular pode gerar ao idoso.
O Pilates na terceira idade propõe:
- Aumento da flexibilidade muscular
- Melhora da mobilidade das articulações
- Melhora do equilíbrio e coordenação motora
- Aumento da consciência corporal e postural
- Fortalecimento muscular
- Melhora da capacidade respiratória e concentração
Todos esses fatores contribuem para a melhora da qualidade de vida, diminuem os riscos de quedas e suas consequências, aliviam as dores articulares e aumentam a autoestima do idoso.
MANTENHA SEU EQUILÍBRIO, mova-se fique bem, o Pilates Clinico com uma boa orientação e avaliação pode te ajudar, A CLINICA PILATES E MOVIMENTO
Thais Delfino – fisioterapeuta.