Através de exercícios em casa.
Assim como nossa imunidade, a função respiratória (bem como as funções renais, entre outras) são essenciais para nossa qualidade de vida e auxilia a prevenir doenças pulmonares ou alérgicas.
É comum após alguns minutos de treino, o iniciante na academia ou em treinos de corrida e outros aeróbicos, se sentirem cansados e ofegantes, além de não estarem acostumado à atividade física, isso ocorre porque a capacidade respiratória do atleta precisa ainda ser desenvolvida. Os músculos ligados à respiração são os inspiratórios e expiratórios. Como todos os músculos, estes também podem ser treinados de forma a ficarem mais fortes e mais resistentes à fadiga. A resistência à fadiga proporciona bons resultados na redução da falta de ar e melhoria na tolerância ao exercício.
Os exercícios que auxiliam a melhorar nossa respiração e nosso ritmo de inspiração e expiração normalmente são de maior impacto ou de velocidade acima da média, são treinos funcionais ou voltados ao aeróbico (solicite a seu profissional de educação física de confiança que te passe treinos com essas funções, ou acesse AQUI). Os mesmos também ajudam:
- Melhorar o sono
- Auxilia no combate a depressão
- Reduz o stress
- Maior facilidade a reduzir gordura localizada
- Melhora o apetite
- Reduz o inchaço causado por sódio
- Aumenta a sua flexibilidade
- Auxilia em doenças respiratórias
Muitas pessoas possuem ou conhecem alguém que têm doenças respiratórias, como doenças pulmonares crónicas, em especial na bronquite crónica, asma, bronquiectasias e enfisema, a acumulação de secreções nos brônquios provoca uma obstrução nestes canais que pode dificultar a respiração e favorecer o aparecimento de processos infeciosos, por isso, são indicados vários tipos de procedimentos simples que facilitam a expulsão das secreções brônquicas.
Além dos exercícios, existe a opção da fisioterapia respiratória
Ela é recomendada em algumas doenças pulmonares crónicas, como DPOC, asma, bronquite crónica, enfisema, bronquiectasias e cancro broncopulmonar. Este recurso complementar é bastante eficaz no tratamento de diversas doenças pulmonares, nas quais existe dificuldade em respirar e/ou ocorre acumulação de secreções que obstruem os brônquios. Contudo, deve ser sempre um médico a indicá-la, devido ao risco de algumas contraindicações.
Por isso vamos indicar exercícios simples que está mais acessível a sua rotina, porem isso não dispensa a consulta ao seu médico.
Segue abaixo três exemplos de exercícios respiratórios:
1) Inspire o ar pelo nariz durante quatro segundos e expire pela boca também durante quatro segundos (10 repetições);
2) Inspire o ar pelo nariz durante quatro segundos, prenda o ar durante quatro segundos e expire pela boca durante quatro segundos (10 repetições);
3) Inspire o ar pelo nariz e expire pela boca de uma forma rápida, por um segundo (10 repetições).
Atenção, cardiopatas não devem fazer esses exercícios sem acompanhamento médico.
Você possui alguma doença respiratória? não, mas provavelmente lembrou de algum conhecido que possua. Indique para ele esse link para que o mesmo consiga superar esse problema e melhore a sua qualidade de vida.
Não deixe para cuidar da sua saúde amanhã, com o cartão Multimix você terá acesso a excelentes profissionais da saúde, por ótimos preços. Consulte informações abaixo: