Tensões musculares e alongamentos

Como alongamentos podem auxiliar a eliminar dores

Tensões musculares afetam milhares de pessoas todos os dias. Na maioria das vezes ela é causada por estresse ou má postura.

Pela situação que estamos vivendo devido ao novo vírus Covid-19, milhares de pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina, muitas pessoas trabalhando home office, muitas em férias coletivas ou desempregados, fora os que estão na linha de frente, trabalhando dobrado para que nós fiquemos em casa, visando proteção humanitária.

Apesar de nossas atenções estarem focadas na proteção desse novo vírus, não podemos esquecer que, além de todas as precauções é muito importante manter uma qualidade de vida saudável.

Mesmo em meio a crise, nossa saúde é prioridade

Apesar de nossas atenções estarem focadas na proteção desse novo vírus, não podemos esquecer que, além de todas as precauções é muito importante manter uma qualidade de vida.

Com toda essas mudança em nossa rotina percebi no consultório que muitas pessoas estão sofrendo ainda mais com tensões musculares, seja ela por má postura, estresse emocional ou até mesmo pelo sedentarismo. Com todos esses aspectos além das tensões, podemos também começar a adquirir “novas” dores ou até mesmo aquela dorzinha que frequente que pode voltar.

Por isso é muito importante manter o corpo sempre em movimento!

Geralmente as tensões se acumulam mais nos pescoços, ombros e nas costas. Vamos focar nessas regiões, porém podem ser aplicadas em todo o corpo.

Exercícios e alongamentos que ajudam no alivio da tensão muscular.

Além de ser importante para preservar a saúde dos músculos antes dos exercícios, o alongamento em si já ajuda  muito a aliviar o quadro de tensões. A boa noticia q eles são bem simples e podem serem  feitos  a qualquer momento do dia.

Exemplo de alongamento no pescoço

Incline a cabeça para cada um dos lados e segure por mais ou menos 1 minuto cada lado. Obs: não pode ter dor, somente sensação de repuxamento.

Exemplo de alongamento no pescoço e ombro

Rode levemente a cabeça e incline para cada um dos lados e segure por mais ou menos 1 minuto cada lado. Obs: não pode ter dor, somente sensação de repuxamento.

Exemplo de alongamento lombar e pescoço

Leve as mãos para trás da cabeça, fazendo com que o queixo vá em direção ao peito e segure por mais ou menos 1 minuto cada lado. Obs: não pode ter dor, somente sensação de repuxamento

alongamento no pescoço

Faça movimentos circulares com a cabeça para um lado e depois para o outro por mais ou menos 1 minuto cada lado.

alongamento no pescoço giratório

Por ultimo podemos associar alguns movimentos como inclinação lateral da cabeça, extensão (olhar para o teto) e rotação lateral da cabeça.

Ombros

Alongamento de ombros

Podemos usar essa sequência simples, porém muito eficaz para as tensões dos ombros, tomando cuidado em manter uma boa postura na realização dos movimentos, segure cada movimento por mais ou menos 1 minuto. Obs: não pode sentir dor, somente sensação de alongamento (repuxamento).

Costas

Alongamentos de costas

Exercícios simples, porém muito eficaz para dores e tensões nas costas. Principalmente para região lombar. Repita de 5 a 10 vezes cada movimento e mantenha na posição por mais ou menos 1 minuto.

alongamento de costas e pernas

Deitada de barriga para cima, puxe uma perna de cada vez em direção ao peito, mantendo por mais ou menos 30 segundos cada perna. Em seguida com as duas ao mesmo tempo, mantendo por 30 segundos. Repetir de 5 a 10x cada movimento.

Tome muito cuidado ao executar cada movimento, perceba seu corpo e respire de forma pautada e lenta. Caso sinta alguma dor, durante ou após os alongamentos e essa dor seja duradoura procure um médico. Estamos a sua disposição para manter a sua saúde em dia. Click abaixo para saber mais.

Compartilhe