mulher com o médico

Papanicolau – a importância de manter a rotina desse exame

Qual o papel do papanicolau

Após a saída da infância, a mulher passa por bruscas mudanças em seu corpo que exigem cuidados rotineiros. Após o inicio da atividade sexual o exame papanicolau é uma dessas obrigações, o exame deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas. Mulheres que já tiveram atividade sexual e têm entre 25 e 64 anos devem fazer o exame periodicamente.

O exame preventivo, como também é chamado, é imprescindível para diagnosticar várias doenças como:

  • Alterações causadas pelo HPV;
  • Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas;
  • Infecções vaginais;
  • Inflamações vaginais;
  • Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)

Claro que todas as doenças são importantes, porém a mais complicada e de demorado tratamento é o câncer de colo de útero, de acordo com o INCA, esse tumor é a quarto tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e, em relação ao número de casos que atinge a população feminina, fica em terceiro lugar, perdendo apenas para o câncer de mama e colorretal. Porem poucas pessoas sabem a origem desse tumor.

O que é o câncer de colo de útero?

A doença se trata de uma desestruturação das células dos revestimentos interno e externo do canal do colo uterino que, na maioria dos casos, é causada pelo Papilomavírus Humano, o HPV, vírus transmitido por via sexual.

Porém, nem sempre o fato de ter o diagnóstico de infecção genital pelo vírus significa que a mulher terá o câncer. Especialistas reforçam que, apesar de ainda não estar claro para a medicina todos os fatores que colaboram com a progressão ou regressão da infecção, aspectos ligados à imunidade, genética, comportamento sexual e tabagismo podem influenciar na evolução para o câncer.

Depois de diagnosticado, o tratamento do câncer cervical é feito com cirurgias, radioterapias e quimioterapias, de acordo com o estágio de desenvolvimento da doença.

Tabus sobre saúde da mulher

Por se tratar de um câncer que tem ligação direta à vida sexual da mulher, falar abertamente sobre a condição e seus métodos de prevenção pode ser visto como um tabu, o que contribui para a desinformação e para aumento dos casos.

Diferente de outros tipos de câncer, o do colo do útero não apresenta sintomas na maioria das vezes e também só pode ser detectado por meio de exames realizados por médicos.

Como detectar a doença

O Papanicolau, tecnicamente chamado de colpocitologia oncótica, é o principal procedimento para detectar o problema, e previne até 80% dos casos. Considerado simples, ele é capaz de identificar tanto alterações invasoras no colo do útero quanto lesões precursoras, que podem evoluir para quadros de câncer.

Agora que sabemos a importância do Papanicolau na vida da saúde feminina, vamos aos cuidados antes da realização do exame, em até 48H.

Cuidados a serem tomados antes de fazer o exame Papanicolau

  • É importante que a mulher não esteja em seu período menstrual;
  • Não usar creme e/ou óvulo vaginal;
  • Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;
  • Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve;
  • Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.

Pode acontecer de meninas que ainda são virgens precisarem fazer o exame, nesse caso são usados cotonetes com materiais que preservem seu hímen.

Provavelmente você ainda está repleta de dúvidas, por isso nos colocamos a disposição com excelentes médicos para você se prevenir e tirar todas as dúvidas, consulte um especialista abaixo:

entre em contato por aqui

Compartilhe