Família

Cuidados com as crianças em casa durante a quarentena

Como cuidar da saúde e evitar acidentes com as crianças em casa

Sabemos que as creches e escolas estão paradas devido a pandemia e sem muitas previsões de retorno, cuidar das crianças e de sua saúde durante a quarentena se tornou um desafio, pois muitas pessoas estão trabalhando em casa, entretanto outras pessoas estão trabalhando fora normalmente.

Pesquisas revelam que o número de acidentes domésticos com crianças durante a quarentena aumentou significativamente, por isso não podemos deixar passar como se fosse algo simples sem riscos, por isso vamos abordar duas possibilidades:

  1. Pais que estão trabalhando em casa durante a quarentena
  2. Pais que estão trabalhando fora normalmente e está deixando os filhos com outras pessoas (familiares ou amigos).

Normalmente quando as crianças estão na escola ou creche elas têm uma rotina, acordam, tomam café, se arrumam e vão para escola ou almoçam em casa e vão á tarde, qualquer que seja o horário a criança tinha interação social, brincava, estudava, tinha horários definidos e até mesmo uma alimentação mais regrada.

Durante a quarentena cuidar das crianças é altamente dificultoso, pois é necessário fazer refeições saudáveis, manter a rotina, ajudar nos estudos online, brincar e ler com os pequenos e manter os horários. Vamos dividir as duas situações para abordar caso a caso.

Pais que estão trabalhando em casa durante a quarentena:

Quem está trabalhando em casa está conciliando a vida de dona de casa com o trabalho, ainda mais por isso que você precisa manter os horários, sabemos que as crianças possuem uma bateria que não têm fim e por isso eles precisam entender que existem regras e horários e não estão de férias.

  • Defina os horários de dormir e acordar
  • Planeje a semana, as refeições, o que comprar e que dia vai fazer, tente deixar o máximo de comida pronta, que seja necessário apenas esquentar.
  • Escolha um tempo para você brincar com seu filho, algo que gaste energia
  • Defina o horário que você irá trabalhar e deixe que nesse momento a criança veja desenho, faça brincadeiras que sejam tranquilas (desejar, massa de modelar ou ler)
  • Escolha um local de trabalho tranquilo, porém que consiga ficar de olho nos pequenos ou dívida as responsabilidades de ficar de olho nas crianças, com quem reside com você (cônjuge, irmãos mais velhos)
  • Proteja objetos cortantes, remédios e produtos químicos, atualmente os fogões vêm com trava de segurança, garanta que o seu esteja funcionando.
  • Escolha por uma alimentação saudável, que dê energia e vitaminas, cuidado com alimentos pesados, gordurosos ou com cafeína a noite.
  • Mantenha o vínculo com as atividades da escola e defina um horário fixo
  • Estimule a criança a ligar ou falar com parentes e amiguinhos pelo celular através de vídeo chamadas
  • Quando possível vá a locais seguros, brincar ao ar livre

Pais que estão trabalhando fora normalmente e estão deixando os filhos com outras pessoas (familiares ou amigos):

Não é fácil essa rotina de deixar seu filho na casa de outras pessoas, mas se fez necessário, algumas dicas na lista acima podem ser úteis. Durante a quarentena certifique-se que essa pessoa é realmente de confiança e tenha uma conversa franca, sobre custos e segurança, segue as dicas:

  • Converse francamente com a pessoa que está cuidando do seu filho sobre a higienização dos itens de mercado, sobre o uso de máscara e higiene constante das mãos
  • Deixe na casa da pessoa brinquedos e atividades que ele consiga brinca sozinho, educativas e explique sobre os horários
  • Auxilie o que for possível em relação a alimentação saudável (enviar pronto ou ingredientes)
  • Enfatize os riscos de queda, objetos cortantes ou remédios

Agora no inverno as crianças sofrem bastante com as alergias, gripes ou resfriados, por isso também é importante que todos que têm contato com a criança preste atenção aos sintomas. Muitos médicos estão atendendo por vídeo chamada, no Multimix temos vários pediatras que poderão fazer esse atendimento e te deixar despreocupada com a saúde do seu pequeno

Compartilhe