Você deve estar se perguntando como o estresse (uma doença psicológica) pode refletir na saúde do meu corpo? Engana-se você que o estresse é apenas negativo para a saúde, durante períodos curtos, as alterações são até benéficas ao organismo, pois nos níveis normais a liberação de hormônios que ocorre durante os momentos de estresse é necessária ao equilíbrio das funções orgânicas. Entretanto, quando constantes, há o risco de evoluir para o estresse crônico e causar graves danos à saúde.
Tipos de estresse
Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico, estresse crônico ou ainda existe o Transtorno do Estresse Pós-traumático.
1- Agudo
Uma reação do corpo a um momento ou fato estressante. Os sintomas da reação aguda ao estresse passam em grande parte pelos sintomas ansiosos como: ativação psíquica, instabilidade de humor, apreensão, insegurança. E as reações físicas podem ser:
- Dor de cabeça tensional
- Dor nas costas ou na mandíbula
- dores musculares em geral
- azia
- gases
- diarreia
- palpitações cardíacas
- aumento de pressão
- mãos suando
2- Estresse agudo episódico
É quando esses estímulos que causam as reações agudas ao estresse se repetem com frequência. Nesse caso são os mesmos sintomas acima, porém mais constantes ou prolongados.
3- Estresse crônico
Uma pessoa que se mantém continuamente estressada, pode estar se tornando crônico. Neste caso, as reações do corpo ao estresse e os sintomas não vão embora, afetando diversas áreas da vida. O estresse crônico é um fator de risco para ansiedade e depressão. O estresse crônico é prejudicial ao corpo principalmente porque alguns hormônios, particularmente o cortisol, começam a entrar em ação e a pessoa nunca se encontra relaxada e em constante sobrecarga.
Sintomas do estresse cronico
- fadiga
- desgaste
- mal estar
- cansaço
- esgotamento
- aumento da vigilância
- dificuldade em relaxar e descansar
- desânimo
- tristeza
- sensação de fracasso
- dificuldade de sentir prazer
- alteração do sono.
4- Transtorno do estresse pós-traumático
Quando um episódio foi responsável por desencadear o estresse agudo, um momento onde o individuo se sentiu ameaçado (sua vida ou à vida de terceiros), é possível que a pessoa desenvolva o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Quando ele se recorda do fato, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez.
Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais. Ele pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.
Sintoma físicos gerais do estresse
- Manchas roxas no corpo
- Fezes soltas
- Necessidade frequente de urinar
- Boca seca
- Problemas para engolir
- Dificuldade para dormir
- Queda de cabelo em excesso
- Cansaço demasiado
- Alergias de pele
- Gastrite e úlceras
- Tensão muscular
- Imunidade baixa
- Dores de cabeça
- Mudanças de apetite
- Acne incomum
- Refluxo
Percebe-se que não é fácil detectar qual o tipo de estresse uma pessoa pode ter ou a causa do problema, por isso é importante o acompanhamento de um profissional, ao perceber um desses sintomas procure um especialista.