exames cárdicos

Exames invasivos cardiovasculares

A avaliação cardíaca precoce e regular pode detectar problemas e evitar a ocorrência de doenças do coração. Para isso, existem diversos tipos de exame, que serão solicitados pelo cardiologista considerando os sintomas apresentados, o histórico do paciente e outros fatores de risco envolvidos. Geralmente, a avaliação se inicia por teste não invasivos, onde falamos no ultimo artigo, acesse AQUI

Testes invasivos para detectar doenças cardiovasculares

Os procedimentos invasivos são feitos com a introdução de um corpo estranho no paciente, seja uma simples agulha ou um cateter introduzido na veia. Os principais testes invasivos do coração são: ecografia, cintilografia e cateterismo.

1.    Ecografia transesofágica
É um tipo de ecocardiograma, mas feito através do esôfago, por um dispositivo semelhante ao aparelho de endoscopia. É introduzido pela boca e vai até o estômago, com o objetivo de avaliar o coração mais de perto. Permite uma avaliação mais detalhada das válvulas cardíacas e detecção de coágulos nos átrios.

2.    Cintilografia
Um material radioativo é injetado para aderir ao músculo do coração, em repouso e durante atividade física. O material “pinta” as áreas com fluxo normal de sangue, deixando sem pintar aquelas em que o fluxo é insuficiente. Revela zonas isquêmicas, como regiões infartadas, doenças infiltrativas do coração, bloqueios de ramo e miocardiopatias dilatadas.

3.    Cateterismo cardíaco
É um procedimento para avaliar a função do coração, visualizar coronárias e a presença de placas de gordura, avaliar alterações no funcionamento de válvulas e doenças congênitas. Um cateter é introduzido através da artéria até a aorta, atingindo o ventrículo esquerdo. Ali injeta-se um contraste para gerar imagens da cinecoronariografia. É o exame mais definitivo para o diagnóstico das doenças desses vasos.

Outros exames laboratoriais  que podem mostrar como está a saúde do coração

Exames do coração são solicitados pelo cardiologista, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente. No entanto, existem exames laboratoriais de rotina que devem ser feitos com mais frequência e revelam números importantes para a saúde do seu coração, como a taxas de colesterol, glicemia e triglicérides. Quando não controlados, são considerados fatores de risco para doenças cardiovasculares segundo a SBC( sociedade brasileira de cardiologia)

Rotina de exames

Por isso independente do seu histórico ou idade a frequência ao médico pode salvar sua vida, mesmo que não seja um exame especifico para o coração. Com o Multimix vou volta a cuidar da sua saúde com os melhores profissionais. Click no link abaixo e saiba mais:

agende seu médico

Compartilhe