Multi Mix Card – Cartão de Desconto para exames e consultas médicas.

Exercícios de cardios para fazer em casa

Durante a quarentena muita gente resolveu manter os exercícios em casa ou iniciar alguma atividade física, por mais nobre que seja a causa, muitos cuidados estão envolvidos ao iniciar qualquer atividade.

Mesmo em casa é possível manter o ritmo físico ou desenvolver alguma habilidade física, mas antes de iniciar é importante avaliar alguns pontos:

  1. Estrutura física- o seu ombro, joelho e cotovelos não estão acostumados a ter impactos frequentes, por isso é importante ir devagar e aos poucos;
  2. Problemas cardíacos- muitas pessoas não sabem mais têm algum tipo de problema cardíaco, por isso estar em dia com os exames de rotina são importantes;
  3. Pesos- é importante não sobrecarregar o musculo que está a muito tempo parado e ir aumentando os pesos aos poucos é importante para evitar problemas musculares;
  4. Equipamentos adaptados – muitas pessoas que treinam em casa adaptam objetos para substituir os pesos ou equipamentos, é importante tomar cuidado para evitar acidentes domésticos;
  5. Frequência e intensidade – O exercício em casa só fará efeito se houver frequência e assim sua musculatura irá se adaptando. Já a intensidade deve ser controlada e ir aumentado gradativamente.

Exercícios cardios

Exercício cardio é um bom meio para controle de doenças como a hipertensão e diabetes – por haver melhora no perfil lipídico e redução do colesterol ruim além da redução da pressão arterial em repouso devido à melhora das funções dos vasos sanguíneos e coração.

Esse formato de treino é famoso por melhorar a resistência muscular e por ter um alto nível de gasto energético, que varia de acordo com a intensidade da sessão de exercício. Sendo assim, um aliado na eliminação daquela gordurinha que ninguém gosta!

O treino cardiovascular geralmente é conhecido como aquele que aumenta consideravelmente o número de batimentos cardíacos. Essa afirmação está correta em partes, mas o que irá definir um bom treino cardiorrespiratório, além do aumento dos batimentos cardíacos, são a intensidade e o volume dos mesmos, uma vez que dependendo do esforço durante o treino, altera-se a predominância das vias energéticas (metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras).

A importância do aquecimento

O aquecimento é imprescindível nos treinos de cardio, principalmente quando eles são realizados em alta intensidade. Isso porque no começo do exercício há um processo chamado de déficit de oxigênio. É como se fosse uma adaptação do nosso corpo, uma espécie de aviso de que a demanda energética está subindo mais que o normal.

Por mais que esse déficit seja compensado após o exercício com o EPOC (consumo excessivo de oxigênio após o exercício), se essa mudança for muito brusca, saindo de uma intensidade mínima para uma muito alta em pouco tempo, o risco cardiovascular é grande, uma vez que o corpo não consegue compensar esse atraso na captação de oxigênio e os batimentos aumentam de forma descompensada, fato que é refletido diretamente na pressão arterial.

Por isso a mudança de intensidade deve ser progressiva, para que haja tempo suficiente para o corpo ativar os mecanismos que irão suprir a demanda energética que está sendo exigida. Sendo assim, o aquecimento é uma ponte de segurança entre o estado de repouso e o exercício em si.

Acompanhamento profissional

Por mais que a pandemia fez o distanciamento algo obrigatório, todo exercício físico deve ser acompanhado de um especialista e seus exames por um médico. Por isso click no link abaixo por temos ótimos especialistas dispostos a te ajudar:

Contato