Multi Mix Card – Cartão de Desconto para exames e consultas médicas.

Doenças alérgicas, como detectar

Muitas pessoas se dizem alérgicas com as famosas “ites”, sinusites, bronquites, rinite e outras como pneumonia ou asma.

Falando em alergia…

A alergia respiratória é uma reação exagerada provocada pelo sistema imunológico diante do contato com determinadas substâncias, conhecidas como agentes alérgenos. Porém, nem todas as pessoas apresentam sensibilidade a eles.

Embora tais fontes causadoras de alergia sejam inofensivas para a maioria das pessoas, alguns indivíduos têm predisposição genética a desenvolver quadros alérgicos, logo, estão mais suscetíveis ao entrar em contato com os agentes.

Renite

A rinite é decorrente do contato com vírus e bactérias e da exposição a alérgenos, como ácaros, poeira domiciliar, fungos, epitélio, urina e saliva de animais, fumaça do cigarro, substâncias voláteis e produtos químicos e de limpeza.

Sintomas- Os sintomas mais observados em pacientes que apresentam rinite são irritação, entupimento e coriza no nariz, coceira e ardor nos olhos, espirros e lacrimejamento.

A rinite é categorizada em 3 modalidades:

Bronquite

bronquite nada mais é que uma grave inflamação nos brônquios — vias aéreas responsáveis por transportar o oxigênio até os pulmões. Desse modo, o espaço para a passagem de ar fica menor e a respiração se torna difícil e cansativa.

Sintomas – Os principais sintomas da bronquite são falta de ar, irritação na garganta, tosse com secreção, chiado, dores no peito e dificuldade para respirar. Eles podem aparecer durante crises, geralmente associados a gripes e resfriados. Alguns indivíduos são mais suscetíveis a desenvolver tal distúrbio, como as crianças e os idosos.

A bronquite é dividida em 2 tipos:

Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica muito comum em crianças. Ainda não tem cura conhecida, contudo, é possível ter uma vida normal e saudável ao seguir o tratamento adequado e tomar alguns cuidados no dia a dia. Inclusive, os sintomas podem desaparecer ao longo do tempo.

Sintomas – Os principais sintomas dessa doença pulmonar são o chiado ao respirar, o aperto no peito, a tosse seca e a respiração curta e rápida. Esses sinais tendem a ser mais intensos em determinados períodos do dia, como à noite e durante as primeiras horas da manhã.

Causas da asma

Existem diversos fatores que potencializam o aparecimento da asma e podem agravar os sintomas — em especial, agentes ambientais e genéticos. Estamos nos referindo à exposição a partículas de poeira, ácaros e fungos, além de variações no clima, umidade, temperaturas baixas, histórico familiar, má formação na região respiratória, obesidade, sedentarismo, excesso de atividades físicas, entre outros.

A asma pode desencadear algumas situações graves, como:

Tipos de asma

asma é classificada em 2 modalidades, a depender da existência ou não de agente alérgeno:

Pneumonia

A pneumonia é uma grave infecção que atinge os pulmões, mas a doença pode acometer também os alvéolos pulmonares e os interstícios. A enfermidade é provocada pela entrada do agente infeccioso no espaço alveolar — bactérias, vírus, fungos, reações alérgicas etc.

Em regra, a pneumonia não é uma doença contagiosa nem transmissível para outras pessoas. Contudo, é possível contrair a doença por meio do simples contato nos casos em que o indivíduo apresente o sistema imunológico fraco por causa de quadros como câncer, desnutrição, HIV e, até mesmo, estresse.

Tipos de pneumonia

Existem diversos tipos de pneumonia, a depender do agente causador da doença. As modalidades mais comuns são as seguintes.

Outras doenças alérgicas

Existem outras como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, tuberculose, Enfisema pulmonar e outras e existem causas diversas para tais doenças como:

Conclusão

As possibilidades das causas são inúmeras, por isso a avaliação do seu especialista será imprescindível. Nós podemos te auxiliar entre em contato no link abaixo:

Contato