Alimentação para diabéticos

A diabetes tipo 2 está diretamente relacionado a alimentação, por isso a educação alimentar é extremamente importante para o paciente diabético, é uma doença crônica que ocorre pela combinação de produção insuficiente de insulina e resistência do organismo à mesma. Explicando melhor, o pâncreas do paciente produz insulina, mas a quantidade é não é a ideal e ela ainda funciona mal. O DM2 está intimamente ligado ao sedentarismo e ao excesso de peso

Uma dieta equilibrada, rica em fibras e sem grandes quantidades de carboidratos é fundamental para evitar os problemas de saúde e as doenças relacionadas às dietas, como o Diabetes. Há, inclusive, uma recomendação diária de quanto devemos consumir de carboidratos. Respeitar esse limite é importante para a manutenção da nossa saúde.

Restrições para diabéticos

Para aqueles que sofrem de Diabetes, se alimentar pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa. Isso porque certos alimentos devem ser evitados, a fim de que a dieta se adeque à realidade de quem é portador. Nenhum alimento tem o poder milagroso de cura, mas uma dieta equilibrada e adaptada para os portadores de diabetes com certeza é fundamental para que não ocorram problemas.

Os alimentos para diabéticos são, geralmente, baixos em índice glicêmico. Isso significa que a glicose obtida pelo consumo desses alimentos entra no organismo com uma velocidade baixa. Já os alimentos com altos índices de glicemia devem ter seus consumos evitados por parte dos portadores do Diabetes, já que eles elevam a quantidade de glicose no sangue, levando os indivíduos a terem picos de insulina – que é o hormônio que quem sofre de Diabetes tem dificuldades para produzir.

A consequência disso é que o organismo do diabético não consegue absorver a glicose no sangue da maneira correta, fazendo com que a glicose fique na corrente sanguínea, desencadeando uma série de problemas para a saúde, como a oxidação dos vasos!

Confira a lista de alimentos indicados

Abacate – Uma fruta gordurosa e saudável, o abacate tem seu consumo recomendado para quem é portador do Diabetes. Apesar de ser gorduroso, porém, o abacate apresenta alta quantidade de gorduras tanto monoinsaturadas como poli-insaturadas – e essas gorduras são saudáveis. Outros alimentos gordurosos e saudáveis são as nozes e castanhas e o azeite. Esses alimentos contribuem para que o organismo ganhe fique mais resistente à insulina, além de serem prevenirem uma série de doenças cardiovasculares. Já os alimentos com gorduras saturadas devem ser evitados.

Alimentos com Farinha Integral – Os alimentos integrais, como o arroz integral e os pães e massas feitos com farinha integral têm carboidratos complexos. Esse tipo de carboidrato é digerido pelo nosso organismo de uma forma mais lenta, o que resulta em menos doses de glicose no sangue de uma só vez. Além disso, os alimentos integrais são ricos em fibras, fator que melhora a ação da insulina!

Aveia – Alimento rico em fibras solúveis e importante para a alimentação de todos, a aveia é uma mão na roda para os portadores do Diabetes Tipo 2 e um dos alimentos para diabéticos recomendados, pois as fibras solúveis diminuem a velocidade com que o organismo absorve a glicose, evitando os picos desta. A aveia também é responsável por controlar a absorção do colesterol.

Carne Vermelha Magra – O consumo de carne vermelha por parte de quem tem Diabetes não deve ser evitado totalmente. A carne vermelha tem micronutrientes – como a Vitamina B12 e o Ferro – que não são encontrados em outros alimentos com proteínas, como as proteínas vegetais, as carnes de aves e os peixes. Entretanto, os diabéticos devem consumir apenas os cortes magros de carne vermelha, pois os cortes gordos têm muitas gorduras saturadas. Exemplos de cortes magros de carne vermelha: Alcatra, Patinho e Lagarto.

Peixes de Águas Geladas e Profundas – Sardinha, atum, salmão e cavalinha são alguns dos peixes de águas profundas e geladas que trazem benefícios para a saúde, por serem fontes ricas de Ômega 3. O consumo desses peixes diminui a concentração de glicose, enquanto o consumo dos cortes gordos de carne vermelha aumenta o risco de obesidade. O Ômega 3 também é responsável por prevenir o Diabetes Tipo 2. Já o ácido graxo, encontrado nesses tipos de peixes, é responsável por melhorar a sensibilidade dos portadores de Diabetes à insulina.

Chocolate Amargo – Sim, é possível que portadores de Diabetes consumam chocolate! Claro, não estamos nos referindo aos tipos cheios de açúcar, leite e gorduras, mas sim ao chocolate amargo, que tem o poder de aumentar a sensibilidade das células à insulina, reduzindo os riscos do diabetes vir a se desenvolver. O chocolate amargo, com alta concentração de cacau, tem polifenóis – substâncias benéficas para a nossa saúde – fator de interesse aos diabéticos principalmente, uma vez que o chocolate amargo também auxilia no controle dos níveis de colesterol. Atenção: Mesmo o chocolate amargo deve ser consumido de forma bem moderada, pois esse tipo de chocolate também apresenta gordura e açúcar na sua composição.

Também existem alguns outros alimentos importantes para a saúde, vamos pautar:

  • Iogurte Light
  • Leite Desnatado
  • Amêndoas
  • Amêndoas
  • Chia e Linhaça
  • Farinhas Funcionais
  • Batata Yacon
  • Couve
  • Chá verde
  • Azeite de Oliva
  • Canela

É importante que você entenda a necessidade do equilíbrio na alimentação e da sua atividade física, cuide da sua saúde e busque acompanhamento do seu médico sempre. Click no link abaixo:

Click aqui

Compartilhe