idade ideal para engravidar

Existe idade ideal para engravidar?

Não há dúvidas entre os cientistas de que a fertilidade natural vai diminuindo progressivamente ao longo da vida. Apesar disso, é cada vez mais comum nas sociedades ocidentais as pessoas terem filhos mais tarde.

Estudar, fazer uma carreira de sucesso, encontrar a pessoa certa, ter filhos. Esse é o sonho de muitas mulheres. Só que nem sempre os planos que fazemos se realizam no período que imaginamos, não é?

No caso de países como o Reino Unido, mais de 50% dos bebês nascem de mulheres acima de 30 anos. No Brasil, esse índice também tem aumentado – segundo o IBGE, até 2005, 13% das mulheres tinham filhos entre os 30 e 34 anos; agora, esse número chega a mais de 20%. Cresce também o número de bebês que nascem de mães acima dos 35 anos, quando a fertilidade feminina é bem menor.

E para os Homens:

E não são só elas que “sofrem” os efeitos do tempo nesse quesito. Homens também têm sua fertilidade diminuída após os 35 anos – e, de acordo com estudos recentes, na medida em que os pais têm filhos quando estão mais velhos, aumenta a chance de os bebês nascerem com problemas.

Objetivos sociais

No entanto, formar uma família não é apenas uma questão de fertilidade. Os fatores sociais e econômicos também têm um papel importante.

Há estudos que mostram que os filhos de mulheres mais velhas atingem níveis educacionais melhores e têm um desenvolvimento cognitivo maior.

Os motivos para isso não estão na idade, mas, em geral, na questão socioeconômica. Os pais tendem a ter uma maior estabilidade em seus empregos e a ter condições financeiras melhores quando são velhos, por conta da experiência que acumularam no mercado de trabalho.

Existe também as barreiras para as mulheres, ou o custo de creches para as crianças, a diferença salarial entre homens e mulheres e o impacto nas carreiras das mães, pela falta de flexibilidade para dividir as tarefas nos cuidados dos filhos como fatores que têm um grande impacto sobre a decisão de se ter filhos ou não.

Saúde da mulher

A fertilidade feminina está ligada diretamente a idade pois quando uma menina nasce ela já tem uma espécie de estoque de óvulos, cerca de 2 milhões. Eles não são mais produzidos durante a vida, ou seja a medida que a mulher envelhece menos óvulos ela terá.

Para se ter uma ideia, quando a mulher chega na puberdade ela tem aproximadamente 400 mil óvulos. Já houve uma perda considerável desde o nascimento.

Aos 25 anos

As chances de uma mulher conseguir engravidar permanecem grandes. Ela continua em seu período de vida mais alto de fertilidade, que vai até os 30 anos, e com o organismo em condições ideais para manter a gestação.

Nesta faixa da vida, entre os 25 e 30 anos, provavelmente a mulher se encontra em uma situação de maior maturidade emocional. Ela teve tempo para analisar se quer mesmo uma gravidez e planeja-la. Porém, é importante lembrarmos que todos os casos variam dependendo de cada pessoa.

Uma mulher pode se sentir preparada para ser mãe aos 18 anos, enquanto outra pode não sentir o mesmo aos 25. O que estamos abordando aqui são alguns aspectos que devem ser levados em consideração, dentre eles o biológico e o emocional.

Aos 30 anos

Como mencionamos acima, os médicos consideram que o período de fertilidade alta da mulher  continua até os 30 anos. Entretanto, as chances de engravidar começam a diminuir de maneira acentuada após essa idade, principalmente depois dos 35 anos.

Dos 31 aos 35 anos a probabilidade de engravidar é de 15%  em cada mês de tentativa, ou seja 80% de chances de gravidez em um período de 12 meses. Com 35 anos, essa taxa cai significativamente para 9% ao mês e 50% durante o ano.

Um estudo do Ministério da Saúde, divulgado em 2014, demonstrou como as mulheres tem optado por engravidar mais tarde. Até o início do século 20, somente 22,5% das mulheres se tornavam mãe aos 30 anos, na atualidade esse percentual subiu para 30,2.

Esse indicativo está fortemente ligado ao aumento do número de mulheres nas faculdades e no mercado de trabalho, que com isso acabam deixando a gravidez para quando tiverem mais estabilidade.

Aos 40 anos

A gravidez após aos 40 anos é considerada de risco e as chances de conseguir engravidar são pequenas. Nesta idade a probabilidade é a mesma que com 35 anos, 9% durante um mês de tentativas e 50% dentro de um ano.

Entre os 41 e 42 anos as chances caem para 4% durante o mês  e 20% durante o ano. O cenário muda ainda mais dentre os 43 e 45 anos, quando as probabilidade de engravidar dentro de um mês é de apenas 0,2% e de 1% em um ano inteiro de tentativas.

Quando uma mulher tenta engravidar a partir dos 40 anos é porque ela realmente tem esse sonho e deseja ser mãe. As porcentagens não parecem favoráveis, mas os métodos de reprodução assistidas podem ajudar muito nisso.

Outra opção é o congelamento dos óvulos, se a mulher sabe que quer ser mãe, porém quer esperar um momento ideal, essa ferramenta será ideal para a constituição dessa criança.

Se você têm dúvidas, não deixe de falar com seu médico e com seu parceiro, para estudarem a melhor possibilidade. Para agendar um especialista click no link abaixo:

fale com um médico
Agende um especialista

Compartilhe