Você tem mais de 50 anos, é diabético ou hipertenso? Há uma grande chance de você ter alguns sinais de catarata, mesmo que não tenha percebido nenhuma alteração visual. Por isso nessa idade e com essas pré características, o acompanhamento médico é importante.
O que é catarata?
De forma bem simples e resumida, podemos dizer que a Catarata é uma doença ocular que torna o cristalino opaco e como consequência a visão se torna turva e embaçada. Tem dúvidas, listamos as principais abaixo:
1- A catarata pode levar à cegueira?
A catara, quando não tratada, pode chegar a situações extremas onde o paciente passa a ver apenas vultos ou perde a visão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por aproximadamente 50% dos casos de cegueira no mundo. A boa notícia é que a cegueira causada pela catarata é reversível se tratada corretamente.
2- A catarata ocorre nos dois olhos?
A catarata pode acontecer em apenas um dos olhos ou em ambos, dependendo de sua causa. A catarata relacionada a idade, a mais comum, geralmente ocorre nos dois olhos e é comum que o comprometimento
3- É possível se prevenir da catarata?
A catarata relacionada a idade ocorre pelo envelhecimento das estruturas oculares e não é possível evitá-la. Porém, algumas atitudes e mudanças de hábitos podem reduzir o fator de risco para desenvolver a doença, como: reduzir o uso de cigarro, usar óculos escuro com filtro ultravioleta, controlar o diabetes e evitar uso de corticoides.
4- Existe tratamento para catarata?
A catara não possui tratamento clínico, apenas tratamento cirúrgico é eficaz. A cirurgia de catarata é uma microcirurgia segura e rápida, que requer grande habilidade do médico oftalmologista. Quanto antes a cirurgia for realizada, melhor será o pós-operatório e qualidade de vida do paciente, que terá a sua acuidade visual restabelecida.
5- Existe cura para a catarata?
Sim. A deficiência visual provocada pela catarata é reversível por tratamento cirúrgico, onde o cristalino (lente interna do olho) é substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular (LIO).
6-Quais os sintomas da catarata?
A catarata é caracterizada pela visão turva que avança de forma progressiva, mas outros sintomas também podem se manifestar: distorção de imagens, alteração contínua dos graus de refração (grau do óculos ou lentes de contato), dificuldade para ver a noite, aumento do ofuscamento, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes em forma de halos, percepção de que as cores estão desbotadas, visão dupla em um olho e até lacrimejamento.
7- Remédios ou exercícios podem curar a catarata?
Não existem exercícios ou remédios capazes de tratar a catarata. O único tratamento para catarata é o tratamento cirúrgico. A cirurgia de catarata é uma microcirurgia segura e rápida, que requer grande habilidade do médico oftalmologista. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta algumas horas após ser operado.
8-A catarata pode voltar?
Após realizar a cirurgia de catarata, a doença não pode voltar! Durante a cirurgia, o cristalino é retirado e uma lente intraocular é colocada no olho. Esta lente não se deteriora e durará para o resto de sua vida. Em alguns casos, a visão pode ficar turva alguns meses após a cirurgia, mas isso é resolvido com um procedimento rápido e indolor utilizando YAG Laser.
Cuidados e prevenção
Por mais que não existam muitas formas de poder prevenir a catarata, é importante perceber os sintomas assim que iniciarem. Por isso a frequência o médico oftalmologista fará a diferença na sua qualidade de vida; Quer aproveitar o Abril Marrom e colocar a saúde em dia, basta clicar no link abaixo: