Multi Mix Card – Cartão de Desconto para exames e consultas médicas.

O glúten é o vilão da alimentação?

O termo Glúten tem se tornado parte do vocabulário diário do público em geral, tópico popular na mídia e muito explorado pela indústria alimentar. A grande demanda de produtos Sem Glúten reflete um conceito popular errôneo de que evitá-lo faz parte de um estilo de vida saudável.

O que é Glúten?

O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio.

Ele está presente em massas como o pão, o macarrão, o bolo e a bolacha e tem a função de deixar a massa mais elástica e, ao mesmo tempo, resistente para não arrebentar quando esticada. Outra função do glúten é ajudar no crescimento da massa e dar uma textura macia.

Ele faz mal?

Cientificamente não há nada que prove que o glúten traga malefícios ao corpo, a não ser que a pessoa seja celíaca, isto é, tenha alergia ao alimento.

Os sinais e sintomas observados nessa doença são diarreia, obstipação intestinal, má absorção, perda de peso, déficit de crescimento, dermatite, disfunção tireoidiana, anormalidades relacionadas a menarca a à menopausa.

O único tratamento da doença é uma dieta totalmente isenta de glúten.

Se consumido com moderação pode sim fazer parte de uma alimentação saudável. O excesso é prejudicial por ser uma substância inflamatória.

A dieta sem glúten é indicada somente para quem tem doença celíaca?

Não. O glúten também está restrito às pessoas que têm dermatite herpetiforme, sensibilidade ou intolerância ao glúten, e, em alguns casos, síndrome do intestino irritável.

Dietas sem Glúten são mais saudáveis?

Não. Uma alimentação saudável deve ser avaliada como um todo. Além disso deve-se tomar cuidado com esses produtos isentos de glúten, pois, muitas vezes, os ingredientes que estão em suas composições são até mais prejudiciais. Podem conter mais aditivos químicos e açúcares, por exemplo. Substituir uma farinha de trigo, que contém glúten, por uma farinha branca que não contém, é trocar 6 por meia dúzia.

Cortar o Glúten causa deficiência nutricional?

Não. O glúten não é exclusivo em termos de nutrientes, porém, se uma criança não o consumir na infância pode desenvolver alergia a ele.

Glúten engorda?

Os alimentos que contêm glúten engordam se consumidos em excesso. Quando o glúten é retirado da alimentação, são retirados alimentos energéticos e de alta densidade calórica, por isso ocorre o emagrecimento.

Tirar ou não o glúten da dieta?

Ainda falta muito a ser descoberto sobre a ação do glúten no organismo, e atualmente, a única indicação de restrição dessa proteína das dietas pelos médicos é para quem apresenta a doença celíaca.
No caso de quem pretende emagrecer, não existe a comprovação científica de que o glúten engorda. O que ocorre é que a substância está presente em carboidratos, que por sua vez são alimentos ricos em calorias e, ao serem consumidos em excesso, provocam o aumento de peso.
Portando, se você não tem alergia ao glúten, não há uma real necessidade de restringir a proteína de suas refeições. No entanto, o ideal é consumir versões integrais de pães, cereais e massas sem ultrapassar a recomendação diária dos carboidratos, de 6 porções, distribuídas entre as principais refeições do dia. Além disso, não deixe de conversar com o seu nutricionista para esclarecer suas dúvidas OU CLICK no link abaixo: