Em uma lista com os principais medos infantis, é bastante provável que uma visita ao pediatra ou ao dentista esteja entre as primeiras posições.
Mas existem algumas táticas que os pais podem colocar em prática para ajudar a criança a perder o medo de médico. O psicoterapeuta adulto e infantil, Bruno Cesar Afonso, filho de Antônio e Kátia Rosana á algumas dicas:
1 – Demonstrar calma
A reação dos adultos influencia diretamente no comportamento das crianças. Por isso é preciso que os pais estejam seguros e calmos na hora de levar a criança ao consultório. Do contrário, ela vai perceber e sentirá medo de médico.
2 – Explicar o que vai acontecer
Explicar para a criança que ela vai ao médico é uma forma de prepará-la para a situação e evitar que aconteça uma crise de birra em pleno consultório. É importante prestar atenção em como ela reage a conversa. Se perceber que houve uma manifestação de medo, é hora de acalmá-la.
3 – Relembrar suas próprias experiências
Os pais podem explicar aos filhos que quando eram crianças também precisaram ir ao pediatra e ao dentista, para fazer exames e ou tomar injeções. É importante deixar claro que a picadinha pode até doer, mas vai ficar tudo bem. Isso fará com que seu filho se sinta mais confiante.
4 – Levar um bichinho de pelúcia
Se o seu filho costuma ter medo de novas situações, uma forma de tornar a situação mais fácil é deixar que ele leve consigo um bichinho de pelúcia, boneco ou paninho.
O importante é que seja um item com o qual ele tenha identificação. Essa tática é muito útil para situações em que a criança fica sozinha, como na hora de tirar um Raio-x.
5 – Visitar o consultório só para conhecer
Apresentar o profissional ao seu filho antes de vocês irem para consulta é uma forma de evitar que haja estranhamento . Assim, eles podem se conhecer e construir uma relação de confiança . Vale lembrar que médicos, dentistas e enfermeiros que cuidam de crianças possuem treinamentos específicos para acolher o pequeno paciente.
6 – Investigar a razão do medo de médico
Pode acontecer de a criança ficar com medo de médico por causa de uma situação ou trauma que ela viveu. A melhor forma de ter essa resposta é manter um dialogo constante. Se notar que essas demonstrações de medo são frequentes, procure ajuda especializada.