Para quem não estuda medicina ou trabalha na área, alguns termos e nomes de especialidades podem causar certa confusão. Uma das mais comuns é confundir Cardiologia e Angiologia.
Apesar de serem diferentes, as duas especialidades trabalham com algo em comum: os vasos sanguíneos.
A diferenciação se dá no fato de que o Cardiologista é focado no estudo e tratamento de doenças do coração e grandes vasos. Já o Angiologista é especializado no diagnóstico e tratamento das doenças que ocorrem em todos os tipos de vasos sanguíneos, artérias, veias, linfáticos e até os pequenos vasos capilares.
Veja abaixo quais são as principais diferenças entre cardiologia e angiologia e quais são os fatores que diferenciam as duas especialidades.
O que é Cardiologia?
Cardiologia é a especialidade médica focada no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o coração e os grandes vasos. O principal objeto de estudo do médico Cardiologista é o conjunto de doenças do coração.
Eles também estudam os grandes vasos sanguíneos pelo fato do coração ser uma “bomba de distribuição” do sangue e muitas das patologias cardiológicas também afetam as artérias.
Dentre as doenças mais presentes na rotina de um cardiologista encontram-se:
- Infarto agudo do miocárdio (popularmente conhecido como ataque cardíaco);
- Hipertensão arterial;
- Miocardites;
- Insuficiência cardíaca;
- Doenças valvulares (relacionadas com as válvulas que fazem o fechamento das quatro cavidades do coração).
As doenças do coração são aquelas que causam dificuldades ou impedimentos na circulação do sangue pelo organismo, mas que tem origem no músculo cardíaco.
Cardiologia clínica e Cardiologia cirúrgica
Dentro da Cardiologia existe uma subespecialidade que é a Cirurgia Cardiovascular. Boa parte das doenças cardíacas tem a cirurgia como base de tratamento, como é o caso das pontes de safena, mamária e o implante de marca-passo.
Devido à alta complexidade dessas cirurgias, a Cardiologia divide especialistas entre os Cardiologistas de atuação clínica, que são focados no diagnóstico e nos tratamentos não-invasivos, e os Cardiologistas Cirurgiões, que fazem todos os processos de maior invasividade.
Os principais procedimentos da Cardiologia Cirúrgica são:
- Revascularização do coração (as famosas pontes de safena);
- Correção de doenças congênitas;
- Cirurgia nas válvulas cardíacas;
- Correção de aneurismas;
- Cirurgias de correção de arritmia;
- Transplante de coração;
- Implante de marca-passo e desfibriladores.
Quando devo procurar um cardiologista?
Alguns sintomas são relevantes para essa pergunta. Veja uma lista dos principais eventos que devem servir de alerta para a procura de um cardiologista:
- Falta de ar em repouso ou esforço;
- Dores no peito;
- Tonturas e desmaios;
- Cansaço excessivo sem razão aparente;
- Palpitações no coração ou taquicardia (batimento acelerado);
- Tosse seca e persistente;
- Inchaço nas pernas.
O que é Angiologia?
Dentro das especializações médicas, a Angiologia fica encarregada do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares, ou seja, que são relacionadas aos vasos sanguíneos.
A Angiologia atua de forma complementar à cirurgia vascular. Um cirurgião especializado nos vasos sanguíneos atua na execução das cirurgias necessárias para corrigir as doenças detectadas por um angiologista.
Além do sistema circulatório, o Angiologista se encarrega dos cuidados com a saúde dos vasos linfáticos, que também são muito importantes para a manutenção do organismo saudável. Eles têm relação direta com nosso sistema imunológico, o mecanismo de defesa contra doenças e infecções.
Uma das causas mais comuns para a procura de um Angiologista é o surgimento ou piora das varizes. Contudo, existem outras patologias que ficam sob cuidados dessa especialização:
- Trombose;
- Dissecção De artéria
- Aneurisma;
- Vasculite (inflamação nos vasos sanguíneos);
- Aterosclerose (doença que é decorrente do acúmulo de gordura nas veias e artérias);
- Embolia pulmonar;
- Linfagite.
Por agir de forma mais clínica do que cirúrgica, o médico Angiologista faz acompanhamentos com os pacientes e prescreve o uso de medicação e a correção de hábitos de vida que causam as doenças.
Em alguns casos, quando há necessidade de cirurgia para correção, é necessário a avaliação do cirurgião vascular.
Assim como o Cardiologista, o Angiologista pode solicitar uma bateria de exames para confirmar o melhor tratamento e aprofundar o diagnóstico. Os principais exames são:
- Angiografia;
- Ultrassonografia;
- Tomografia;
- Ressonância magnética.
Quando devo procurar um Angiologista?
Boa parte das doenças vasculares são silenciosas e detectáveis apenas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e o controle delas, gerando mais danos à saúde do paciente.
É importante que o diagnóstico dessas doenças ocorra o quanto antes. Por isso, ao perceber qualquer um dos sinais abaixo, procure um Angiologista:
- Dores nas pernas (principalmente ao caminhar);
- Inchaço nos braços e pernas;
- Sensação de pernas com peso aumentado;
- Queimação nos pés e nas pernas;
- Dormência nos membros;
- Câimbras e formigamentos constantes.
Diferentes, mas próximos
Cardiologia e Angiologia são parceiras contra doenças vasculares. Ambas se complementam para executar diagnósticos e procedimentos corretivos com mais precisão e segurança para os pacientes.
As doenças tratadas são muitas vezes correlatas, já que os problemas no sistema circulatório podem se manifestar de diferentes maneiras. Além disso, o grupo de risco das doenças cardíacas tem bastante semelhança com as doenças tratadas pelo Angiologista.
Por essa razão, é comum que pacientes com problemas circulatórios ou cardíacos façam consultas com ambos os especialistas (Cardiologistas e Angiologistas).